15 julho 2008

Entrevista dada a alunos do Curso de comunicação do Circuito Jovem


Entrevistamos o professor Marcus Aurélio, conhecido como Markão. Ele já trabalhou com rádio, mas sempre exerceu o Hip Hop na figura de dois elementos MC e Grafite, arte a qual se dedica como educador na instituição.

CJ: É sabido que você já trabalhou com rádio. Como foi sua experiência?
Markão: Bem, iniciei esta caminhada apresentado um programa de Rap na cidade de Baraúna, interior da Paraíba, o programa se chamava R.A.PB, na freqüência da Rural FM. Uma rádio que dividia espaço com um armazém de uma bodega (mercado). Vindo para Brasília comandei por 2 anos o programa Militância Hip Hop na Água Viva FM, rádio de Samambaia. Nele se ouvia somente Rap nacional, protesto e mobilização social.

CJ: Para você, rádio e grafite podem trabalhar juntas? Como?
Markão: Sim, ambas tratam de comunicação e expressão. O trabalho que fazia com a rádio hoje faço através da escrita urbana. É de suma importância que não só o grafite, mas o Hip Hop em geral estreite os laços com as rádios, em principal as comunitários e livres, e também espaço nas rádios Web.

CJ: Por que essa troca de deixar a rádio e trabalhar com grafite?
Markão: Na verdade nunca troquei. Deixei a locução devido ao fechamento da rádio por parte da polícia. Na época estávamos em processo de legalização, mas o importante era o trabalho social e espiritual que era feita pela mesma. E é isso que provoca tais fechamentos. A queda da audiência das grandes rádios, a valorização dos artistas locais, auto estima da comunidade.

CJ: Hoje grafite pode ser visto como fonte de renda?
Markão: É fonte de renda. Através do trabalho que faço com o Hip Hop e em especial o grafite sustento minha família. Essa arte está ganhando mais espaço no mercado de trabalho através da customização de roupas, produção de faixas e painéis, publicidade do lojas e até mesmo o artesanato. Grafite, a partir da organização é geração de renda.

CJ: O que é pichação? Obedecem regras? Qual a diferença com o grafite?
Markão: Em primeiro pixação é arte, é uma letra desenhada. Por que a caligrafia é considerada arte e pixação não? A maioria dos pixadores são líderes em potencial, sendo que esta liderança não foi trabalhada em nenhum nível de formação acadêmica, assim utilizam as armas que a própria sociedade dá para serem vistos e mostrarem liderança. Os grupos são organizados, têm reuniões, trocam informações... Seguem regras. São frutos da sociedade que diz que devemos está em primeiro lugar, passando por cima de tudo e todos. Ela é vandalismo, mas tal ato vândalo é conseqüência de um crime maior, a omissão.Relacionando com o grafite, são filhos de uma mesma mãe que percorrem por caminhos diferentes. O grafite é mais trabalhado e não visa somente statuss ou fama, o grafite é um veículo poderoso no combate a pixação e sobretudo na formação política e humana de pixadores. Sendo qual for tem que haver respeito.

"Garra e determinação, com certeza, é o principal caminho para alcançar metas"

Nenhum comentário: