30 abril 2009

Juventude marcha contra a violência


Dentre as reflexões ficaram marcadas as estatísticas de que no ano de 2008 uma escola pública teve mais de 200 ocorrências de agressão física, isto para os 200 dias letivos.

Assim foram debatidos temas como: Juventude e criminalização, o que é cidadania, injustiça social gera violência, políticas públicas e violência na escola. Sempre com oficinas participativas que partiam do saber de cada um e cada uma, com proposta de despertar o protagonismo dos mesmos e das mesmas para uma militância além dos muros paroquiais e escolares.

A semana da cidadania contou com o apoio da Rede de educação cidadã através da mobilização, assessoria e ajuda de custo. O Coletivo Hip Hop ArtSam esteve presente na figura do Rapper Markão, também educador da Rede de educação cidadã, onde ministrou oficina sobre violência nas escolas.

Por fim, no sábado reuniram-se outras pastorais, entidades sociais da cidade, grupos teatrais, Hip Hop, pastorais, incluindo a PJ da cidade de Planaltina, onde marcharam por vias públicas e quadras empunhando faixas, gritos de paz, e em marcha fúnebre. Carregando um caixão, jovens protestavam, mas representavam um desejo de enterrar toda a corrupção e desigualdade social que geram as inúmeras violências mostradas na marcha como: prostituição infantil, desmatamento, drogadição, aborto, violência policial, etc.

Hoje a um debate nacional sobre a Conferência de segurança pública, onde os mesmos e mesmas, ampliando a mobilização estudam promover pré conferências na cidade, além de iniciar trabalho sistemático em escolas públicas.

Nenhum comentário: