13 outubro 2010

Samambaia, 21 anos... Comemoração?



No dia 25 de outubro, Samambaia comemora mais um ano de vida, chegando aos 21 anos. Conquistas? Várias... muitas delas escondidas em falsos desenvolvimentos.

Comemora-se muito a construção de predios de 10, 15, 20 andares, mas a nova geração de habitantes desta cidade continua sem moradia, sem acesso a esta suposta conquista. A especulação imobiliária toma conta de nossa cidade. Espaços antes destinados a praças comunitárias, espaços culturais são "legalmente" licitados e de lá ergue-se novos arranha céus.

Samambaia que já em sua construção destruiu milhares de nascentes, não olha pra sua história e continua a destruir suas riquezas naturais como o Parque Gatumé, bem como destrói sua riqueza histórica com o abandono do Parque Tres Meninas.

A efervecencia cultural em nossa cidade é enorme e rica, porém sem sua proatividade e militancia artistica dificilmente se fortaleceria, pois o estado sequer agrega o Conselho de Cultura. Quantos artistas de Samambaia participarão das comemorações oficiais? Haverá comemoração oficial? A exemplo de outros anos duplas sertanejas 'laranjas' desviarão recursos públicos?

O Estado é extremamente competente. Hoje possuimos as quadras 800 e 1.000. Erguidas com a retirada de famílias em areas de risco de todo o DF. Pra entender como estado funciona: Trouxeram famílias que moravam em lixões de Brasília como o da Estrutural, logo após recebemos a informação de que o novo Aterro Sanitário será em Samambaia, ou seja, primeiro 'trouxeram mão de obra barata'.

Samambaia deu exemplo nas eleições 2010. Com mais de 100 mil eleitores e eleitoras não elegeu um deputado da cidade, se há ou não representavidade e se as candidaturas são dialogas e construidas ou não com os movimentos sociais é outra coisa. E aqui, a família Roriz ainda venceu. Dada a historicidade, a alienação é maior que a falta de opção em votos.

Enfim... Reconhecemos e parabenizamos as conquistas como a construção da UPA, mas o estado através do"hospital" da cidade ainda continua a assassinar crianças. Comemoramos a criação do novo Conselho Tutelar, mas vemos com tristeza que a Rede de proteção é tratada com descaso.

Hip Hop: Um passo de cada vez. Nossa cidade pode comemorar inúmeras conquistas, mas temos que reivindicar outras inúmeras ações. Temos muito trabalho pela frente.

Neste sentido, convoco, todos e todas a agregarem e produzirem coletivamente o Sarau Samambaia Poética que se realizará no dia 25, as 19hs30min na Qr 120. Que participem do Seminário: Desafios do Hip Hop em Samambaia no dia 30 de outubro, sendo que através de Batalha de Breaking, Shows de Rap e Debate estaremos refletindo sobre os 21 anos de Vida em nossa cidade. Que participemos do Sarau Complexo no dia 29 as 20hs na Castelo Forte.

Atenciosamente,

Aborígine

Coletivo ArtSam

Nenhum comentário: