15 julho 2011

Luta da Rede Ativista de Hip Hop - Venezuela


No último dia 5 de julho, o movimento Hip Hop organizado da Venezuela através dos Coletivo Hip Hop Ativista - HHR e da Escola de Artes e Tradições Populares Urbanas - EPATU, ocuparam edifício que há mais de 12 anos estava abandonado.

Logo se iniciou a limpeza do espaço e demais articulações, para que o mesmo servisse a comunidade. A proposta da ocupação é desenvolver projetos de cultura urbana. Logo após ocupação se iniciaram as negociações com as autoridades apresentando o projeto de Escola Popular.

Inúmeras foram as conversas, até que deliberou-se realizar Assembléia junto a comunidade para que a mesma decidisse a cerca do futuro deste espaço que em mais de uma década só serviu ao vandalismo e ociosidade. O Coletivo que realizou uma ocupação pacífica, demonstrou-se a acatar a vontade\poder popular, caso o mesmo seja contrario a construção da EPATU.

Como sempre a direita, burguesia e enfim seu maldito capitalismo, após negociar com o Coletivo passaram a difamar um movimento legítimo, espalhando notícias que os mesmo haviam 'invadido' o edíficio com armas. Expondo tais situações em todos os veículos de comunicação possíveis.

No dia seguinte a polícia - que sempra age em defesa do patrimonio e não do povo - foi acionada para acabar com a ocupação, sendo que não encontraram nenhuma resitência por parte do Coletivo, mas mesmo assim praticaram agressões físicas. A mesma chegou ao local 3 horas antes da Assembléia Popular que discutiria os rumos do espaço.

Os ativistas ocuparam legitimamente o edifício por mais de 40 horas até a chegada da polícia, plantaram ali a semente em prol do projeto da EPATU. Entre os ativistas estava o grupo Area 23, que já tocou no Brasil...

Enquanto Hip Hop Brasileiro devemos nos organizar e apoderar-se do conhecimento e essência de nossa cultura, para agregarmos valor as lutas citadas acima. Nossas crianças continuam sem escolas com qualidade enquanto políticos desfrutam de inúmeros previlégios.

Burgueses continuam a alimentar-se de escargôs e caviar, enquanto resta a nós, o guardanapo que a burga limpou os lábio catar. É necessário assumirmos posicionamento e não deixar-se levar pelo espirito e cultura do consumo.

Qualquer semelhança entre as ações da HHR com a luta do Movimentos dos Sem Teto, Sem Terra é mera coincidência. A LUTA É DE CLASSE!

Nenhum comentário: