17 agosto 2012

CineClube Câmbio Negro exibe 'Encontro com Milton Santos'


Ocorre esta sexta feira mais uma edição do CineClube Câmbio Negro, localizado em Samambaia. Esta edição trará a todos
e todas mostra do filme 'Encontro com Milton Santos', este grande geografo e intelectual brasileiro.

Sinopse:

“Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”, é feito um recorte singular sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitos famigerados da globalização, as crises que esta promove, as barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maiores vítimas.

A crise se estabelece e Milton Santos faz este alerta quando afirma que: “O consumo é o grande fundamentalismo”. E é sagaz quando apresenta as três vertentes da globalização no mundo; a globalização como é posta, a globalização da perversidade e o mundo por uma outra globalização.

No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.
Além da exibição ocorrerá debate com os grupos Quadrilha Intelectual e Réus, além de intervenção poética com Henrique QI.

Traga sua pipoca que o microondas estará a disposição!

SERVIÇO

O que: CineClube Câmbio Negro exibe 'Encontro com Milton Santos'
Onde: Qr 120, Conjunto 18, Casa 02 - Samambaia
Horario: A partir das 20hs
Informações: 9602 6711 (Falar com Markão Aborígine)

Nenhum comentário: