13 agosto 2010

Portal StiloRap.Com entrevista Markão Aborígine



1 - Rap Download - FALE UM POUCO SOBRE SUAS MÚSICAS ?

Primeiramente agradeço pelo convite oportunidade de está dialogando com todos e todas através deste site, que creio, será um dos maiores do país, pois apresenta um grande sentimento de destacar os novos atores no cenário, e grande diversidade em ações.

Bem, busquei sempre compor as canções com enorme preocupação, pois nossa música atinge desde o mais novo ao mais velho, e querendo ou não causamos interferência, causamos reflexão.

Assim busco a maior cumplicidade possível durante a composição, sendo que em cada estrofe tento unir o maior número possíveis de informações.

Por exemplo cito um verso da canção Ossos Secos que diz: 'Pro azul do céu, se clama que no solo haja um verde / O pranto que cai é a água que a terra não sente a meses', analisando-a eu reflito na cena onde um camponês está arando sua roça e vendo as nuvens de chuva chegando e naquele momento sua esperança transborda em um pranto, que é o liquido que o solo não sentia, ou seja, por mais que pareça romântico, eu venho compondo desta maneira, interpretando em cenas cada estrofe, e estudando e aprofundando a temática que abordarei.

Em outra canção do disco, que se chama 'Pangéia' abordei sobre como as pessoas estão erradas em perpetuarem atitudes preconceituosas, que me fez estudar livros de história, ciência, bíblia. Pois em uma tradição criacionista somos irmãos e irmãs descendentes de Adão e Eva, num estudo evolutista descendemos de uma mesma espécie. O livro de Gênesis aborda que a vida surgiu da lama, a ciência que a vida surgiu do suco protéico da terra, ou seja, elas dialogam entre si.

Esta canção relata os preconceitos em suas várias faces, racismo, xenofobia, homofobia, amor, sendo que o refrão afirma que 'Somos um povo, uma só gente / Mais semelhantes que diferentes'.

Enfim, meu CD contém 13 faixas musicais que os mesmos sentimentos destes 02 exemplos foram utilizados.

2 - Rap Download - FALE SOBRE O SEU NOVO CD ?ONDE PODE SER ADIQUIRIDO ESSE CD ?

O CD foi lançado no dia 05 de julho de 2009, contem produções musicais do DJ Qnnyo, DJ Liso, eu também assino algumas faixas, além disto o álbum contém duas faixas acústicas tocadas e interpretadas por Rodrigo Misquita, Jefferson Diego e Thais Ribeiro.

O título do CD é "Dia e noite. Dia açoite. Noite fria", verso contido na musica Nomenclatura.

A capa é uma homenagem a meu avó e repentista Pedro Dantas (em memória). Porém contempla o título, pois apesar da idade, nossos idosos ainda tem que trabalhar pra sobreviver, tendo um dia açoite de muito trabalho e uma noite fria de uma aposentadoria mínima.

O CD vem anexado a uma Revista; Nela contém letra da música Pretérito Imperfeito, canção esta que aborda a questão do alcoolismo, junto a um roteiro de aula/oficina baseada na mesma e texto 'O Brasil que desce redondo' com a mesma temática.

O CD vem sendo comercializado a R$ 10,00, está sendo vendido nas lojas 'Só Balanço' Conic em Brasília, Freestyle Hip Hop no Valparaíso, Alex - Família Hip Hop na Santa Maria, BOX 60 Feira dos Importados de Taguatinga com Carequinha e através do fone 061 - 96026711 e contatoaborigine@gmail.com , sendo enviado via correio para todo o país.

Em breve estarei disponibilizando-o para download, finalizando canções remix, e revista em formato Web.

3 - Rap Download - QUANTO TEMPO VOCÊ TEM NA CAMINHADA,E QUAL FOI A MAIOR DIFICULDADE QUE VOCÊ JÁ PASSOU ?

Já caminho com o Hip Hop a 12 anos. Iniciei minha trajetória compondo Rap em trabalhos escolares,e de lá pra cá foram várias conquistas. Porém uma dificuldade que marcou foi a falta de apoio junto a família. Em uma faixa de meu disco, intitulada 'Rap Amador' eu abordo tais questões.

Mas hoje, graças a Deus, entendem a proposta de meu trabalho, vem que com a música consigo sustentar minha família. Foi a partir do Hip Hop que pude me politizar e me formar em assuntos sociais.

Foram os conhecimentos adquiridos com músicas de GOG e Face da morte que me motivaram a atuar mais ativamente em um Hip Hop militante, o fato de eu estar atuando com Conselheiro Tutelar, foi devido a injeção de animo e combustível revolucionário que o Hip Hop proporcionam aos corações que se propõem.

Porém a maior dificuldade enfrentada não só por mim, mas creio, por todo movimento na capital do país, é a falta de articulação e organização do Hip Hop que resulta em vários fatores: desde há monopolização dos meios de comunicação/produção, que por exemplo não tocam minha música, por não possuir um grave ou uma temática diferenciada, à cooptação político partidária, que em ano de eleição se mostra eficaz junto ao oportunismo, gerando fortalecimentos individuais e não coletivos.

Acredito e trabalho para que um dia estejamos organizados, trabalhando a formação sóciopolítica e humana de nossos amigos e amigas, e não somente para realização de eventos; Pois assim nos apropriamos das políticas públicas e não partidarismo/individualismo.

4 - Rap Download - QUAIS PRINCIPAIS TRABALHOS VOCÊS VÊM PARTICIPANDO NO MOMENTO ?

Artisticamente acabei de lançar meu 2º CD intitulado 'A vida em poesia', sendo um CD de declamação, e junto ao lançamento deste, produzi com o Coletivo Hip Hop ArtSam o Sarau Samambaia Poética que foi um encontro que reuniu repentistas, poetas e rappers do DF, em uma celebração pela cultura popular.

Participei de 3 faixas do CD de Marcos MC, que acabou de ser lançado e está disponibilizado para download em meu BLOG.

Mas hoje estou me voltando para as ações do Coletivo Hip Hop ArtSam, seja através de fanzine ou dos eventos que iremos realizar. Neste segundo bimestre teremos a 3ª edição do encontro Mutirão Hip Hop Solidário, Batalha Beneficente de Breaking - Confronto Hip Hop, e talvez o maior trabalho que venho planejando junto aos companheiros Alex da ONG Família Hip Hop de Santa Maria, Raro do grupo Correndo Contra o Tempo de Ceilândia, Glauber do grupo Mantendo a Identidade, e Oitto é a construção da Frente Candanga de Hip Hop Contra a Corrupção, no intuito de promover uma anti-campanha aos candidatos envolvidos em corrupção através de fóruns, vídeos, músicas e fanzines.

Estamos preparando para setembro a realização de um encontro com esta temática.

5 - Rap Download - O QUE VEM POR AI ?

Recentemente lancei o Web Clipe da canção Adolescência em Retratos, que gerou grande repercussão e foi publicado em grandes sites e blogs do gênero a nível nacional.

No exposto estamos produzindo o roteiro e vídeo clipe da música 'Meio Século', música titulo de um EP que também será lançado em setembro. Este EP conterá 3 canções inéditas e mais 2 regravações, além do vídeo clipe Meio Século.

6 - Rap Download - QUAIS SUAS INFLUÊNCIAS QUANTO AO HIP HOP BRASILEIRO ?

Gostaria de citar músicas que me mostraram um caminho dentro do Rap Nacional e respectivamente seus artistas. Dentre eles destaco:
Face da morte com a música BOMBA H e o CD Manifesto Popular Brasileiro, sendo este a mostra da verdadeira história brasileira que continua sendo omitida pelas páginas dos livros escolares.

Possuo todos os Cds deste grupo. São influência não só artística, mas política e militante. Pude conhecê-los pessoalmente no 3º Encontro Nacional da Nação Hip Hop em São Paulo, e ver todo engajamento e articulação social posta nas atividades.

Outro ícone é GOG. Lembro-me de tamanha emoção quando ouvi FOGO NO PAVIO, aquele música é hino a ser cantado antes de uma batalha, é uma homenagem a que acredita no novo mundo. Hoje possuo uma relação de amizade com o poeta do Rap Nacional, trabalhamos juntos no Projeto GOG Com Vida, onde ministrei oficina de MC sendo convidado pessoalmente por este; e já nos encontramos em festivais e atos.

Pra simplificar - O que hoje eu sou, foi graças as músicas: Bomba H - Face da Morte, Fogo no Pavio, Última Ficha, - GOG, Se tu lutas, tu conquistas - SNJ, H.Aço - DMN, Mágico de Oz, Periferia é Periferia, A vida é desafio - Racionais, Diário de um feto - Cambio Negro, Ideias letais - Baseado nas ruas, Dia das crianças - Facção Central, Assim caminha a humanidade, álbum de Thaíde & DJ Hum, Assim que fala e Americanos do RZO, Vale da Escuridão - Realidade Cruel...

Atualmente: Maverick, Arsenal do Gueto, Prédica Febril, Suburbanos, Oitto, Marcos MC, A Família, Inquérito, PJL...

Enfim.. O melhor Rap do mundo é o Brasileiro.

7 - Rap Download - O que tem De positivo e negativo no Hip Hop de hoje?

Hoje o Hip Hop vem ocupando e se apoderando de espaços, como exemplo ha vereadores, conselheiros tutelares, professores que são do Movimento. Mas falta organização e articulação para uma ação mais efetiva.

Em Brasília reproduzimos a ilha, e somos distantes um dos outros e uma das outras, assim como as cidades são.

Temos que nos aproximar e seguir exemplos nacionais de ocupação de espaços e se apoderar da política, pois sem a mesma, continuaremos muitas vezes estagnados e mesmo omissos.

E isto é negativo. Falamos em nossas letras, pintamos nossos muros com a palavra UNIÃO, mas ainda não conseguimos praticá-la. E o sistema e o mercado já enxergaram isto e vem cooptando o movimento. Pois quando o coletivo está abalado o individualismo vem a imperar, nisto vemos sujeitos sendo engolidos por uma mídia coorporativa que nada vem a acrescentar tanto ao indíviduo, quanto ao coletivo, mas a si própria.

Mas de positivo nós temos a força de ser o único Movimento artístico (cultural, social e político) que reúne a juventude pra falar de consciência. De positivo temos a arma da comunicação que aos poucos vamos aprendendo como utilizar. Hoje o dinheiro não é poder, poder é comunicação, e a Globo entende isto, a elite brasileira sabe muito bem disto.

Pra comunicar é necessário conhecimento, e as mídias/elite vem historicamente nos afastando de tais conhecimentos, por isto cito positivamente os encontros, seminários, fóruns de Hip Hop espalhados por todo o país, a ações do Governo Federal como Ponto de Cultura, secretária de Economia Solidária, as ações em educação popular com a Rede de educação cidadã e o próprio Premio Preto Ghoez, sendo este um marco para a cultura, no que tange o diálogo com este poder e não somente a questão financeira.

De POSITIVO temos muita coisa sendo feita irmão, são alicerces sendo reforçados e mesmos construídos com a ação de: Coletivo Luta Armada do Rio de Janeiro, Movimento Hip Hop da Floresta de Rondônia, Coletivo ArtSam de Samambaia, grupo popular que integro, Rapper Pirata e o Fórum Paulistano de Hip Hop com enfrentamento e diálogo constante com o poder legislativo, MH2O no Ceará, os irmãos da Nação Hip Hop que desenvolvem um grandioso trabalho no Rio Grande do Sul e em outros estados, CUFA - DF, ONG Família Hip Hop em Santa Maria - DF...

Estes grupos vem contribuindo e fortalecendo o Movimento, para que artisticamente sejamos profissionais e sobretudo brasileiros, pois há muito tempo vimos caminhando com o NEGATIVISMO estrangeiro, importando um jeito de cantar, compor e se vestir. Chega! Sejamos brasileiros e brasileiras, lutando por um Brasil coletivo - Pindorama.

8 - Rap Download - QUAL MÚSICA VOCÊ ACREDITA TER SIDO A MELHOR? COMENTE SOBRE ELA ?

Difícil responder tal pergunta. É como escolher entre dois filhos saca? Particularmente gosto muito de Natural da Terra e A colônia. A primeira é um poema aos lutadores populares e ao povo brasileiro. A segunda versa sobre a história omitida nos livros.

Mas a uma canção que sempre que canto me emociono que é O azul de uma caneta. Esta letra foi escrita em 2001, e com ela recebi prêmios de melhor letra em festivais de música popular, fui 2º colocado na primeira edição do RPB Festival em Brasília, e sempre que a canto, vejo o público centrado na letra e também se emocionando. Pois infelizmente é uma saga de todos nós - a luta por emprego, que infelizmente na música é encerrado com um final "trágico". Trágico entre aspas, pois aquele trabalhador que na canção é assassinado, incendiado junto a sua carteira de trabalho em branco, em momento algum se desviou ao caminho do crime, sendo que o crime é uma morte em vida, e isto sim é trágico.

Pra que não conhece apresento a todos e todas este vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=4a7-YluyvOY&feature=related)

9 - Rap Download - COMENTE SOBRE SEU BLOG:

O Blog é atualizado semanalmente, e utilizo ele como extensão dos trabalhos, de meus sonhos e utopias. Comumente os blogs de artistas são utilizados para expressarem suas rotinas e tão somente divulgarem seus trabalhos, mas eu venho tentando re-construir um modelo.

Junto ao Blog há divulgação de trabalhos de grupos e artistas de todo o Brasil, mobilização social, há uma coluna chamada Raízes da consciência onde escrevo sobre revolucionários brasileiros, outro espaço é Multiplicação da revolução onde há entrevistas com estes mesmos personagens. Ou seja, venho buscando, junto com minha pequena aparição no meio, multiplicar espaços a outros talentosos e talentosas, bem como mostrar que temos a capacidade de escrever, que a literatura está a nossa frente, que é possível escrevermos, narrarmos e re-escrevermos uma outra história.

Estou organizando alguns textos que já escrevi e até o final de 2011 lançarei meu primeiro livro, que na verdade será uma coletânea de textos, poesias e mesmo entrevistas, escritas desde 2006, quando lancei meu primeiro texto no Fanzine Informe Militante com o título: Você conhece o artigo 6º da Constituição?

Fica a pergunta... No mais convido a todos leitores e leitoras que apreciem o blog e também sugerir matérias.

10 - Rap Download - MANDE SEUS SALVES;

Mais uma vez agradeço ao portal StiloRap.Com pela oportunidade. Agradeço aos leitores e leitoras e construtores do movimento.

Estas 09 perguntas foram um desafio imenso. Peço desculpas se não respondi com clareza, não tive esta intenção!

Gostaria de desejar felicitAções a todos e todas e também um grande axé aos irmãos e irmãs dos grupos e coletivos: ONG Família Hip Hop, Suburbanos, Correndo Contra o Tempo, Marcos MC, Oitto, Rapper Maestro, MC Ahoto e MC Mocotó (Flow'gados), Arsenal do Gueto, ONG Aspcel, Sobreviventes de Rua, Face Eterna e Relato Feminino, Espírito Urbano, Way Rap, Maresia PJL, Cleyton MC, Rapadura, MC Pavão, Coletivo Aquilombando, Ataque Beliz, Prédica Febril, Diautoria, BraVoz, BSB.girls, BOTS Crew, Original Stylers, Black Star, Missionários, Artok, DJ Raffa e Atitude Feminina, DJ RCD, DJ Ocimar, DJ Dog Daia, DJ Batma, DJ Jamaika, Rivas, DJ Júnior Killa, Dam MC, Amanda, Randhson, Léo Original Gangstar, Aislan Auforria Hip Hop, Nexx e Lupa.

Convido a todos e todas conhecerem meu trabalho acessando:

-www.palcomp3.com.br/aborigine
-www.aboriginerap.blogspot.com
-www.youtube.com/markao85

Contatos:
061 - 9602 6711
contatoaborigine@gmail.com

Nenhum comentário: