29 agosto 2010

Projeto Mover'Ments



Série Multiplicação da Revolução

O MoverMent's é uma ação desenvolvida pelos grupos Prédica Febril e BraVoz, ambos do P.Norte em parceria com a Associação Leão de Judá. Guetunido em parceria com a Leão de Judá.

Trata-se do oferecimento de Oficinas de MC e Breaking que ocorrem todas terças e quintas naquela cidade, sendo ofertadas gratuitamente por artistas locais.

Para entendermos melhor esta ação, confiram abaixo a entrevista com Raffa, arte educador do projeto e membro da banda BraVoz.

01 - Como se deu e quais conquistas oriundas da articulação do movimento Hip Hop do Pnorte com o Terceiro Setor (Associação Leão de Judá)?

É muito simples articular quando o trabalho é social. E a Associação Leão de Judá segue a nossa linha de raciocínio. É um dos eventos realizado pelo Projeto P.Norte em Ação, tivemos a idéia de realizar atividades voltadas a cultura Hip-Ho dentro da sede a associação, ou seja, temos o conhecimento da cultura Hip-Hop e a Associação tem o espaço Físico, juntamos os dois, e quem ganha no final é a comunidade.

02 - O Projeto Moverment's trata única e exclusivamente de oficina de MC? Quais temáticas são abordadas durante as aulas e como está a participação da comunidade?

Iniciamos com as Oficinas de Break e MC, mais a idéia é desenvolver os 4 elementos da cultura Hip Hop (Break, Grafite, Mc e Dj) e também realizar a oficina de produção musical, trabalhando no desenvolvimento. O projeto é voltado para qualquer pessoa, moradora de Ceilândia, tendo como idade mínima para o ingresso nas oficinas, 12 anos de idade.

Bravoz rap: na oficina de MC,é realizado constantemente Debates e Vídeos Ligado a Cultura Hip-Hop, a preocupação maior desse projeto, é passar única e exclusivamente em todas as oficinas, a base da cultura Hip-Hop.

03 - Os grupos BraVoz e Prédica Febril são ícones na tangente Rap Consciente ou mesmo Underground nas ruas de Brasília, pelo histórico artisitico e de militância. O Prédica Febril, antigo Sociedade Criminal entre os anos 2000 a 2005 se destacou pela participação no 'Se liga galera', BraVoz é membro atuante no Coletivo Art'vistas. Assim o que o público pode esperar para este ano? Lançamentos previstos?

BraVoz: Estamos focados em 2 Trabalhos, o 1° é a Mixtape que trará assuntos desenvolvidos pela associação Leão de Judá, que terá o titulo POR UM TATAME MELHOR, essa mix terá 4 faixas e em uma dela conta com a participação do Rapadura, lançamento previsto para novembro, será lançada pelo selo GuetUnido.

O outro trampo é o disco oficial do Bravoz também pelo selo GuetUnido. Leva o titulo de LINGUAGEM MORTA. Mais desse trampo o que posso adiantar por enquanto é o titulo, e também apresentar uma canção chamada Batalha de MC. (Clique AQUI para ouvir).

O Prédica também está em estúdio produzindo um trabalho que com certeza contribui ao Movimento Hip Hop de forma única, mantendo e fortalecento a essência: Clique AQUI e conheça o trampo.

04 - Acima o grupo citou outro projeto realizado, o P.norte em Ação, que trouxe as ruas desta comunidade alegria, consciência e mesmo politização à comunidade. Quando ocorrerá uma próxima edição e qual é o maior objetivo desta ação?

Marcão vc é um cara que acompanha o trabalho do P.Norte em ação desde o início e sabe como é o nosso trabalho em relação a política, o fato do P.Norte em ação ter diminuído suas ações nesse ano em relação a evento, é justamente essa questão de eleição.

O P.Norte em ação recebe muitas propostas de certos Políticos, e não estamos acostumados com facilidade, voce sabe como é, gostamos de ralar no dia do evento, esse é o nosso prazer velho, e também já rolou algumas decepções em relação a esse assunto de politicagem, então foi decidido que seria trabalhado a parte da nossa documentação, e esse sim foi um trabalho árduo, mais fluiu, o resultado é, que o nosso estatuto já estar pronto, e em breve o P.Norte em Ação estará oficialmente documentado

Mais não podíamos deixar de fazer os eventos e por isso no mês de setembro vamos fazer um grande evento, o objetivo desse evento é fazer o lançamento da Mixtape lançada pelo grupo DIAUTORIA recentemente, e também aquela velha confraternização entre os artistas da cultura hip-hop. Deixo aqui antecipadamente o seu convite.

Mas o foco principal é discutir políticas publicas, é incentivar os moradores a se informarem é mostrar pra eles que existem muitos direito que podem ser usufruídos, é questão de conhecimento, é o que agente sabe, entende, um curso gratuito aqui, uma oportunidade de emprego ali; Uma biblioteca aberta ao publico com bons livros essas informações .

05 - Como surgiu a idéia de montar o selo GueUnido e para os grupos e Mcs que estam lendo esta matéria, qual é a maior contribuição que a organização e um selo trazem ao Rap e aos grupos?

A Idéia e o nome surgiu em 2007, digo sempre que os fundadores foram CELI, ZOI e o Minero, o foco era trabalhar os artistas da comunidade do setor P.Norte. Então foi iniciado uma coletânea, que contaria com todos os grupos do P.Norte, a coletânea foi concluída no final de 2009, mais por questões financeira não foi lançada, mais está pronta.

A criação desse selo foi muito importante para os grupos de rap do P.Norte. Antes o BRAVOZ era só um grupo de Rap, depois do selo, fazia parte de um corpo, entende a idéia? Depois disso os grupos conseguiram estabilidade. Os patrocinadores acreditam mais, onde agente vai leva o nome, se um grupo vai cantar em determinado lugar, os outros grupos que fazem parte do SELO, vão estar pra prestigiar o trabalho desse grupo, esse é o grande diferencial desse SELO e com isso o RAP, no P.norte ganhou visibilidade, e a conseqüência é que os moradores respeitam os MC,S.

06 - Por fim, deixem aqui seus contatos, links, salve, e reforcem o convite para toda comunidade Hip Hop, Grupos, Bandas, MC's, e comunidade em geral participem do projeto:

Em nome do Projeto MoverMent,s, agradeço vc Marcão pela oportunidade de esta divulgando nosso projeto aqui, e a todos que contribuem para o crescimento da cultura Hip-Hop. Lembro a vocês, que esse projeto é um projeto independente, na estamos preso a metas e a prazos, o curso é desenvolvido conforme o crescimento do aluno, sem pressa. por que o foco é trabalhar o Hip-Hop na parte social.

Quem se interessar em participar o até mesmo ajudar o projeto de alguma forma, entre em contato conosco através do fone: 8629-8067 Rafael ou pelo e-mail: Bravozrap@gmail.com, acompanhem também noticias e informações sobre o projeto no www.twitter.com/rafabravoz , abraço a todos, A DIFERENÇA ESTAR EM VC, BASTA MOVER A MENTE.



Myspace: http://www.myspace.com/guetunido

Nenhum comentário: