20 janeiro 2014

O Roteiro


A ficção é contada a partir da história de 3 personagens principais: Uma modelo e seu namorado, formado em medicina, e um jovem viciado em álcool, fiel frequentador de baladas universitárias.

A jovem modelo Karina é protagonista de comerciais de cerveja e segue o estereotipo machista: “Mulata”, loura e biquíni. Durante o vídeo são constantes as cenas com a mesma acompanhada por outras modelos.

Corta-se a imagem onde o médico, que também é seu namorado, lhe questiona mostrando imagens de acidentes e de como seus pacientes ficaram. Num misto de preocupação e fúria ele mostra à Karina fotos de paraplégicos e conta estórias de seus pacientes. Após a discussão ambos se abraçam.

Despedem-se e a mesma segue para seu carro. Nisto o jovem que aparecia em relances se embriagando, dirige-se tremulo ao seu automóvel. Dar-se destaque a dificuldade do mesmo por a chave na ignição.

O início da última cena se dá quanto há o encontro dos três personagens. O Jovem após ver comercial protagonizado pela modelo sai do bar e vai dirigir. Não liga para o amigos lhe aconselhando a chamar um táxi. Nesse momento há um close nas mãos tremulando a chave enquanto fala: “Eu sou é homem porra, piloto de fuga”.

Ao virar a esquina não para no sinal vermelho e atropela uma mulher que estava entrando em seu carro. Arrastou a mesma por uns 10 metros, enquanto a chave fica balançando na porta ainda fechada.

Mesmo bêbado assusta-se ao olhar a mulher desmaiada e pensa está alucinado, pois a mulher que acabara de atropelar é a mesma que viu minutos antes numa propaganda de TV lhe oferecendo cerveja.

Ambos são levados ao hospital. Filho de empreiteiro e dirigindo um carro importado sequer fora algemado, mas o estado de embriaguez era tamanho que também fora levado ao Hospital.

Pela terceira vez a modelo e um jovem burguês estão próximos. Hospitalizados em um Clínica Particular onde o namorado de Karina trabalha.

Neste instante o dá-se destaque o Médico olhando a Radiografia, onde constatou que o jovem que a poucos momentos estava sorrindo e bebendo com amigos estava com hemorragia interna. Num corte rápido mostra-se a imagem do jovem capotando e depois sendo enterrado, de Karina e seu namorando chorando, enquanto ele lhe consola.

A cena final apresenta Karina novamente em propagandas da TV... Mas desta vez a modelo em uma campanha contra o consumo de álcool, dando destaque não mais ao seu corpo e sim a cadeira de rodas. Será mesmo ficção?

Do livro 'Sem rosto, família ou nome'

Nenhum comentário: