27 setembro 2011

Sagrada Terra Especulada

Sagrada Terra Especulada(A luta contra o Setor Noroeste) Documentário - 70min from Muruá on Vimeo.


Após muita pressão o filme Sagrada Terra Especulada: A Luta Contra o Setor Noroeste, finalmente é aceito no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A comissão do juri do festival havia desclassificado o filme alegando que ele não tinha a minutagem exigida pela Ancine para ser enquadrado na modalidade Longa Metragem. Entretanto, no regulamento do festival, e nas orientações para inscrição dos filmes, não havia sequer menção a critério de minutagem para os filmes de Longa Metragem.

O filme do Coletivo de Mídia Independente do Distrito Federal foi inscrito com 68 minutos, e a organização do festival alegou que deveria ter no mínimo 70 minutos. Por meio de diversas trocas de email, ao longo dos meses de agosto e setembro, o CMI-DF buscou explicações mais plausíveis para a desclassificação do filme, mas o argumento da minutagem alegado pela organização do festival não se sustentava, já que, por exemplo, no ano passado um filme de 60 minutos foi aceito e inclusive premiado.

Dado o caráter de denúncia que o filme tem, apresentando diversas irregularidades no processo de aprovação das licenças do Setor Noroeste, e demonstrando as relações desse processo com o esquema de corrupção do Governo Arruda teoricamente desmontado pela operação Caixa de Pandora, estava nítido que a desclassificação do filme Sagrada Terra Especulada tinha um caráter político. Além disso, o principal patrocinador do festival é a TERRACAP, Empresa Imobiliária do GDF, que sob a direção de Antonio Gomes, licitou de forma totalmente irregular o terreno do Setor Noroeste, passando por cima de legislação nacional e internacional. Na sexta feira o Centro de Mídia Independente e o site TV Tática divulgaram áudio de entrevista com o senhor Sérgio Fidalgo responsável pelo Festival em 2010 e 2011, onde o mesmo não consegue explicar a desclassificação do filme pelo critério da minutagem, e após afirmar que esse critério sempre existiu, se surpeende com o fato de em 2010 um filme de 60 minutos ter sido classificado e premiado, demonstrando insegurança sobre a questão.

Na manhã do último sábado, o CMI-DF recebe a informação por parte da organização do festival, de que voltaram atrás na questão, e que o filme será exibido no festival na Mostra Brasília, no dia 28, próxima quarta-feira, às 15 horas, no Cine Brasília, eixinho W, 106/107, Asa Sul.

Um comentário:

por às disse...

Valeu pela força. O Santuário não se move.
Zé Furtado