03 outubro 2012
DF te vê?
A respeito da Educação no DF e Entorno, o jornalista e comentarista Alexandre Garcia afirmou, no DFTV: "enquanto houver um muro de escola pinchado há um erro no processo educativo, porque as pessoas preferem o vandalismo ao aprendizado.”, disse.
Eu afirmo: Enquanto houver muros e a compreensão de que Escolas são instituições não pertencentes as Comunidades o resultado vai ser sempre o inesperado. O que temos é o armazenamento de Jovens em espaços alugados desestruturados, sem fiscalização dos Órgãos competentes, ou seja, tudo empurrado pela barriga.
O sarcástico disso tudo muito mais pela seriedade que se demonstra é que, quando faltam Escolas para estes jovens os meios de comunicação convencionais não incluem em suas pautas diárias noticiários sobre: a educação pública, a qualidade de ensino, o estudante e o dia a dia nas escolas, pelo contrário, não tão nem aí.
Mas no caso das brigas, violências, rixas de gangues, tráfico de drogas é uma satisfação imensa dos veículos de comunicação pautar, criminalizar, culpabilizar e transformar ess@ jovem que sempre foi vitima, em um Animal, desumano e criminoso com muito sangue nos olhos, e que no jogo de lobos ainda é um bezerro.
Falamos da escola como um espaço educativo de caráter coletivo, inclusivo e que influi na formação pessoal e coletiva de tod@s @s envolvid@s: administradores, professores, funcionários e, principalmente, estudantes e Comunidade.
Mas será que isso é observado no cotidiano das Instituições? Sejamos sinceros, claro que não. Ai vem os positivistas e dizem, "mas tem esses projetos educacionais que a comunidade participa!!!”, resumo de (caô!!!).
O que sabemos disso tudo é que o buraco é mais embaixo. Problemas estruturais envolvidos, investimento, corrupção, falta de uma formação pedagógica que não seja de faz de conta que tenha a compreensão de asas e não de gaiolas.
Portanto a busca é por um projeto de Ensino sem cárcere, participativo e dinâmico. Que compreenda seu público como Cidad(ãs,ãos). Caso contrário toda ação tem uma reação!
Se falta é porque sobra em outro lugar.
Educação não dar pra ficar de faz de conta, é sério - são vidas e com pessoas não podemos brincar de construir o futuro, só se for por uma lógica de interesses de que: não se tenha futuro...
Por Eduardo Machado
Fórum de Juventude negra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário