25 outubro 2012

Retratos da Invasão


Ao contrário do que se imagina, não são pobres criminalizados e excluídos ocupando espaços públicos exigindo direito a moradia e sim, obras grandiosas, filhas da especulação imobiliária que brotam no meio de praças públicas, áreas verde e campos de futebol.

Basta percorrer Samambaia por alguns minutos e nota-se o pseudo desenvolvimento da cidade, através de inúmeros andares. A cidade recebe a dita Classe Média Alta ofertando proximidade ao metrô, a apenas 20min do Plano Piloto.

Não mais! Hoje enfrentamos engarrafamento em nosso trânsito, o esgoto não suporta a quantidade de degetos - sim, isto é um trocadilho, os novos moradores não preocupam-se com a vida social da cidade, apenas dormem aqui. Não utilizam o Mercado do Camilo, ou compram o queijo na Feira da 202.

Ao meu ver são parasitas. Invadem um terreno, furtam o lazer de crianças, interrompem até o trafego de aviões. E tudo de forma lícita - sim, isto é ironia. Como entender que áreas destinadas a praças, parques, preservação hoje tem como atração prédios, apartamentos?

Resposta: Propina, política corrupta, compra de alvarás.

Aos 23 anos lutar por Samambaia, esta jovem senhora, é fundamental. Para que meus filhos, Carlos e Marcus Jr. num futuro próximo tenham no mínimo um parquinho de metal, pois subir nas árvores do cerrado... Disto não tenho esperança.



lan


Trechos da canção:

"Quem de ti usou, hoje lhe dá as costas
Em Brasília tem investimentos, mas na COPA
Temos parques de preservação, nascentes
Poluídos através de uma politica incompetente

Que vende alvará, de onde brotam imensos prédios
O povo não possui, mas Engenheiros têm privilégios
Ao invés de colégios, campos de futebol
Arranha céus não permitem ver o nascer do sol"

Nenhum comentário: