16 janeiro 2010

Rico Herdeiro! Fator X lança seu 1º Álbum


Série Multiplicação da Revolução
Entrevista

O grupo Fator X há 13 anos na caminhada, acaba de lançar seu primeiro álbum intitulado Rico Herdeiro. O CD conta com participações de peso como Cirurgia Moral, Livre Ameaça, BellaDona, dentre outros.

Formado por Leyz e WP ambos moradores de Samambaia, periferia de Brasília, faz parte da primeira geração de Rappers da cidade, sendo que em 1999 participaram da Coletânea Patrão de Ladrão, que na época fora bastante vinculada nas rádios e bailes do DF.


1 - Quando e com qual proposito foi criado o grupo Fator X?
O grupo foi criado em 1997 com proposito de expandir nossa realidade e um meio de nao se envolver na vida do crime.

2 - Como foi o processo de produção, elaboração das letras e gravação do CD? Existe previsão de lançamento?
Foi como todo grupo faz né um corre! A maioria das letras maioria são de minha autoria "LEYZ". O cd foi gravado com intuito de esta nos ouvidos dos que sabem que o RAP esta sendo banalizado, mostrando que ainda existem grupos que levam a sério a arte de cantar. Em relaçao ao lançamento do CD, nao lançamos por motivo de que nao iriamos ter retorno nem um aqui no DF. Pois aqui a musica faz parte de um monopolio e esse monopolio dita as regras,por isso opitamos em lança-lo somente na internet. Provavelmente o próximo álbum será oficial,porém, ainda tem o caso da pirataria que é um corre de quem esta sem emprego, e é aquele caso A NESSECIDADE DE UNS PREJUDICA A CAPACIDADE DE OUTROS .

3 - O CD conta com inúmeras participações como Cirurgia Moral, Livre Ameaça, BellaDona. Qual sentimento o grupo carrega por cantar ao lado de ícones que fizeram e ainda fazem história?
Em relaçao as participaçoes é sempre bom colar em outras bancas pra fortalecer. O REY canta em um som que acredito ser dos melhores que ja gravei; Foi muito louco gravar com ele, na minha infacia ou á um tempo atras eu escutava cirurgia moral que rolava nos carros dos malandros aqui perto e achava loko e agora é engraçado gravei com ele e isso nao foi um misterio é uma coisa simples de realizar, com o grupo LIVRE AMEAÇA ja foi mais complicado, pois não as conhecia. Vim conhecer atravez da internet, e-mail e telefone. Assim marcamos de gravar um som, mas nada contra a parte da LUNNA é a mais loka na minha opiniao, com o grupo BellaDona ja foi mais facil, mas nao menos inportante. Em 2001 tinha gravado um CD coletanea rap que erá intitulado PATRAO DE LADRAO e nesse CD participava um familiar de uma das integrantes do grupo BellaDona ficando assim mais facil a participaçao, chamei a THATY para participar do som pois ja conhecia o trabalho dela ja das antigas ,e é isso confere la rapaziada o som "PARE E PENSE"

4 - O Rap no DF sempre foi conhecido pela agressividade e realidade das letras, política. Como o grupo enxerga a crise da corrupção, bem como o Hip Hop pode intervir em tais questões?
Na minha opiniao a corrupçao nao esta nem pior e nem menor, hoje só esta mais falada e exposta para sociedade , entao fica meio que banal ficar teclando numa mesma tecla direto , se o governo é ruim, ladrao, simplesmente todos tinham que rever os motivos de estar votando em certos gosvernantes , seria somente por uma ajuda como um "pao e leite"?
Falamos sim sobre corrupçao, mas eu quero é que se esplodão.

5 - Vocês residem em Samambaia, periferia de Brasília. Cidade com aproximadamente 250 mil habitantes, que não tem acesso a teatro, cinema, espaço cultura. Como se dá a atuação do grupo neste ambiente?
Tipo eu posso ser um exemplo por esta sempre envolvido com teatro e motivando os demais aqui na cidade, eu acho que cultura vem de berço mais pode ser fornecida com eventos locais pra desenvolvimento intelectual e etc...
O grupo tem que incentivar chegar aonde um livro ou a informaçao visual nao esta assecivel, levar e por em pratica.

6 - Qual análise vocês fazem do cenário do Rap no DF: Mídia, eventos, organização, trabalho social?
É bom mais só permanece obedecendo ao estilo musical norte americano,em relaçao a midia, o cenario esta se espandindo cada vez mais. Só nos falta mais realizaçoes de eventos ,nao e há organizaçao temos sim um comercio, um jogo de interesses, trabalho social nao vejo muito falar sobre ,mas, vejo muitos desenvolvendo projetos para fortalecer , hoje mesmo faço parte de uma ONG ART`FICIOS.

8 - Projetos futuros?
Breve

Conheça o grupo:

www.palcomp3.com.br/fatorx
www.myspace.com/leyzfatorx
www.fatorxx.blogspot.com

Contatos: MSN > leyz4_@hotmail.com / 061-96738368 LEYZ 061-96579735 WP

Por Markão Natural da Terra

Nenhum comentário: